Sobre Dr. Mário Sérgio

Dr. Mário Sérgio

Dr. Mário Sérgio Rossi Vieira é médico especialista em acupuntura com 20 anos de experiência clínica. Integra conhecimentos em diversas áreas da medicina, através de sólida formação profissional e constante aprimoramento médico. Busca pessoalmente, assim como para os seus pacientes, a máxima grega, lapidada por Hipócrates, “mente sadia em um corpo sadio”.

Biografia Profissional

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO: 1984 a 1989. Cursou a renomada Instituição de ensino. Destacou-se em monitorias e na participação de projetos científicos. Defendeu a Faculdade em competições esportivas na modalidade de Karatê, sagrando-se Tri-Campeão Paulista Universitário pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Obteve o grau de Faixa Preta pela Federação Paulista de Karate (FPK) e Confederação Brasileira de Karate (CBK).

ESPECIALIZAÇÕES: 1990 a 1996. Após o término da Faculdade iniciou processo de aprimoramento e especialização médica, em renomadas Instituições de ensino. Integrou especialidades da medicina que possuem atuações em comum, sedimentando conhecimentos nas áreas de Reabilitação Física, Acupuntura Médica e Medicina Esportiva. Através de treinamentos, cursos e estágios, construiu sólida base médica para atuação em medicina de ponta e alta complexidade. Obteve mediante concurso público títulos de especialista pela Associação Médica brasileira nas três especialidades.

Federação Paulista de Karate (FPK): 1990 a 1995. Médico Assistente em diversos eventos esportivos da FPK. Integrou os conhecimentos técnicos da modalidade, aprendidos com anos de prática como atleta de competição, com os conhecimentos médicos, objetivando aumentar a eficiência dos Tratamentos desses atletas.

Centro de Reabilitação da Santa Casa de São Paulo (CRSCSP): 1993 a 2005. Médico Assistente desse Centro de Reabilitação que é referência Brasileira no Setor. Coordenador dos Ambulatórios de doenças da coluna vertebral e patologias dos membros superiores, Preceptor de Residentes e Estagiários Médicos. Introduziu e divulgou o uso da acupuntura para o tratamento de pacientes no CRSCSP. Lecionou por 12 anos na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, no curso de graduação.

Centro de Reabilitação Lar Escola São Francisco, UNIFESP: 1994 a 1996. Médico Assistente desse Centro de Reabilitação onde esta instalada a Disciplina de Fisiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP). Coordenador do Ambulatório de doenças da coluna vertebral, Preceptor de Residentes Médicos e Coordenador de Equipes Multidisciplinares.

TREINAMENTOS INTERNACIONAIS: Na busca constante por aprimoramento médico participou de Treinamentos Internacionais em renomadas Instituições: Sports Medicine Center-Vanderbilt University, Nashville, USA, 1996; Tianjin University of Traditional Chinese Medicine, Tianjin, China, 2000; Harvard Medical School, Institute of Mind and Body Medicine, Boston, EUA, 2007; Tufts School of Medicine, Boston, EUA, 2009; Yueyang Hospital, affililiated to Shanghai University of Traditional Chinese Medicine, Shanghai, China, 2011; Harvard Medical School, Medical Acupuncture Course for Physicians, Boston, EUA, 2012-2013. 

Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CDBA): desde 1996. Médico da Equipe Brasileira Adulta Masculina de Pólo Aquático, e desde 2001, Médico da Equipe Brasileira Adulta Feminina de Pólo Aquático. Responsável pelo Atendimento Médico e pelos procedimentos de Reabilitação Física desses atletas em Campeonatos Nacionais e Internacionais (Mundiais, Pan-Americanos, Sul-Americanos, Pré-Olímpicos e Brasileiros). Intercâmbio constante com Médicos de outros países, com especial interesse nas discussões sobre métodos de tratamento em atletas de alto rendimento. Introduziu o uso da Acupuntura na reabilitação dos atletas da Confederação.

Federação Aquática Paulista (FAP): desde 1997, Diretor Médico dessa Entidade Oficial que congrega Natação, Pólo Aquático, Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais no Estado de São Paulo. Coordenador das atividades Médicas dessa Federação em quatro mandatos consecutivos (1997 a 2000 / 2001 a 2004/ 2005 a 2008/ 2009 a 2011). Introduziu o uso da acupuntura e divulga regularmente técnicas associadas para reabilitação de atletas.

Centro de Reabilitação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CRPMSP): de 1997 a 2007. Médico responsável pela Divisão de Reabilitação, que inclui um setor de Acupuntura Médica. A Fundação Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) integra com o CRPMSP, uma parceria em atividades assistenciais, acadêmicas e científicas.

Médico Institucional do Hospital Israelita Albert Einstein, nas Áreas de Acupuntura Médica e Fisiatria, desde 2005. Um dos introdutores do uso da Acupuntura para pacientes internados. Coordena programas de reabilitação de alta complexidade. Divulga regularmente às técnicas de acupuntura através do programa de Educação Médica Continuada da Instituição. Atualmente cooderna o programa de Terapias Complementares do Hospital Israelita Albert Einstein.